A gestão de riscos aplicada na indústria química

por | dez 9, 2021 | Comunicados, Notícias | 0 Comentários

A indústria química brasileira segue crescendo: o setor é responsável por cerca de 3% do PIB brasileiro e o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de países com maior número de parques industriais. Tão importante quanto investir em inovação para incentivar o desenvolvimento nas fábricas, é a promoção de uma cultura de prevenção na operação.

O cuidado com boas práticas de segurança são necessárias para a proteção dos trabalhadores da indústria, do meio ambiente e das comunidades próximas às plantas fabris.

Como evitar acidentes na indústria química?

Não há uma fórmula mágica para evitar acidentes, no entanto, é possível implementar ações preventivas na sua empresa. Confira algumas delas:

• Mantenha uma rotina de manutenção de máquinas e equipamentos: Manutenções preventivas reduzem o risco de acidentes e situações que possam comprometer a integridade física dos trabalhadores. Além disso, há também uma redução de custos com reparos e melhoria da produtividade.
• Mantenha um ambiente seguro: Além da disponibilização de equipamentos de proteção individual (*EPIs), também faça uso dos equipamentos de proteção coletiva (EPCs), que são dispositivos para sinalizar e proteger dos riscos coletivos associados à operação. Dentre os EPCs, podemos destacar placas de sinalização, sensores de presença, sirenes e alertas luminosos, cadeados e garras de bloqueio, bloqueios de disjuntores, entre outros.
• Mantenha sua equipe sempre bem treinada: Invista em treinamentos com foco na segurança e, se possível, exija a presença de todas as equipes. O envolvimento dos profissionais é fundamental para a implementação de uma cultura de prevenção e segurança.