Indústria química capixaba inova em estudos para tintas inteligentes

por | jun 13, 2022 | Comunicados, Notícias | 0 Comentários

O grafite está presente em muitas aplicações na indústria, desde a ponta dos lápis até baterias e outros insumos. Na indústria de tintas, o elemento químico é sinônimo de inovação. O grafeno, composto mineral derivado do grafite, é uma das promessas de melhoria do desempenho e durabilidade das tintas. As tintas “inteligentes” poderão estar no mercado capixaba em até dois anos, é o que prevê Paulo Gatto, químico sênior da Ellus Tintas, indústria química associada ao Sindiquímicos-ES e uma das pioneiras no estudo para aplicação da tecnologia no Brasil.

“Estamos realizando estudos com o grafeno para incrementar a qualidade das tintas fabricadas no mercado nacional. Devido ao atributo de flexibilidade e o princípio anticorrosivo, a previsão é de entregarmos ao mercado ‘tintas inteligentes’, com uma durabilidade cerca de três vezes maior que as disponíveis hoje e ganho de resistência a microorganismos, como mofo”, comenta o químico.

O especialista aponta que o composto poderá ser utilizado ainda para aplicações ainda mais tecnológicas, como tintas com capacidade de repetição de sinal Wi-fi, devido aos atributos de condutibilidade do composto – que é um condutor elétrico mil vezes mais eficiente que o cobre e 100 vezes mais que o silício. “Está em estudo até a possibilidade de desenvolvimento de uma tinta com capacidade de blindagem à prova de balas”, comenta.

Larissa Calegário, diretora da Ellus Tintas – uma das primeiras indústrias de tintas a serem certificadas pelo Inmetro Brasil, destaca a importância dos investimentos em tecnologia e qualidade na indústria química e de tintas no Espírito Santo. “Sempre primamos pela qualidade e sempre investimos tanto em profissionais quanto em tecnologia de ponta, seja em maquinário ou na utilização de novas matérias-primas, sempre com um olhar atento à inovação”, revela.

A promoção de boas práticas voltadas para a inovação e desenvolvimento de novas tecnologias são alguns dos pilares do associativismo na indústria química, é o que aponta o secretário-executivo do Sindiquímicos-ES. “Por meio da promoção da qualidade e inovação podemos contribuir para a evolução da nossa indústria e, dessa forma, garantir resultados para a economia e famílias capixabas, seja pela geração de emprego ou pela disponibilização no mercado de produtos cada vez melhores e mais eficientes”.

2025 janeiro

Semana 3

seg 30
ter 31
qua 1
qui 2
sex 3
sáb 4
dom 5
seg 6
ter 7
qua 8
qui 9
sex 10
sáb 11
dom 12
seg 13
ter 14
qua 15
qui 16
sex 17
sáb 18
dom 19
seg 20
ter 21
qua 22
qui 23
sex 24
sáb 25
dom 26
seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Fique bem informado

SIGA-NOS