Indústria Química para o Desenvolvimento Sustentável

por | ago 6, 2022 | Comunicados, Notícias | 0 Comentários

A indústria química faz parte dos pilares da economia no mundo e o desenvolvimento sustentável está presente no cotidiano de todos. Sendo assim, é também papel do nosso setor, adaptar as práticas do dia a dia às novas tendências de sustentabilidade.

Para que isso seja possível, a indústria química brasileira faz parte do conjunto de países e empresas que se esforçam para uma produtividade sustentável. As inovações e tecnologias tem amparado esse momento de crescimento que veio para ficar. Chamada de Agenda 2030 e desenvolvida pela ONU em setembro de 2015, o plano é atingir um mundo melhor até o ano proposto. Com a participação de 193 países, foram desenvolvidos dezessete objetivos de sustentabilidade.

Esses 17 objetivos vão desde acabar com a fome no mundo até a construção de uma sociedade pacífica. Mas para nosso setor, o objetivo 13 é essencial: as ações contra as mudanças globais no clima. Dentro dessa lógica, a aplicação da estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança, em inglês) pode ser uma solução para atingirmos esse objetivo da ONU.

A sigla foi citada pela primeira vez em 2004, mas se faz mais do que presente nos dias atuais. O desenvolvimento sustentável não apenas reduz as intervenções negativas ao meio ambiente, mas também promove uma melhora na imagem da empresa e auxilia na aquisição de grandes talentos.

Que tal começar hoje a implementar atitudes sustentáveis no dia a dia de sua indústria? Confira abaixo alguns exemplos da aplicação prática dos pilares do ESG:

Ambiental: eliminação ou redução de poluentes e de exploração de matérias-primas, elaboração de políticas de proteção ao meio ambiente, entre outros;

Social: diversidade, segurança do trabalho e zelo pelo bem-estar físico e mental dos funcionários etc.;

Governança: organização, abertura e clareza na comunicação interna, gestão estratégica e qualificada, responsabilidade corporativa, equidade e representatividade na administração, entre outros exemplos.