Saneantes crescem 170% em 15 anos

por | jun 6, 2022 | Comunicados, Notícias | 0 Comentários

O faturamento mundial de produtos de limpeza cresceu 43% entre os anos de 2006 a 2020, de acordo com dados apurados pela Euromonitor Internacional. No Brasil, as indústrias químicas para produtos de limpeza acumularam um crescimento de 170% no mesmo período: bem acima da média do PIB nacional, que registrou elevação de 24,27% nos últimos 15 anos.

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) aponta que, apesar do crescimento da constância de crescimento no setor, a pandemia acelerou o aumento do consumo. Em 2019, a produção de detergentes ficou em 487 milhões de litros, já em 2020 a produção ultrapassou os 546,9 milhões de litros.

Outros produtos que tiveram destaque são os limpadores de superfícies, que apresentaram alta de 11,89% nos últimos cinco anos, de acordo com a ABIPLA. Em 2020, a produção de desinfetantes atingiu a marca de 268,8 milhões de litros.  “Foi uma alta súbita e até inesperada, mas os fabricantes conseguiram atender, plenamente, a demanda que surgiu para esses produtos”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

O segmento de saneantes é uma das categorias representadas pelo Sindiquímicos-ES. Conheça mais sobre o associativismo na indústria química e seja um associado!