Hora da gestão: o tema é estoque
Com a chegada do final do ano e as datas comemorativas e comerciais como Black Friday, Natal e Ano Novo, é importante que as indústrias mantenham em dia a gestão de estoque.
Associado, esse cuidado é fundamental para a sobrevivência e competitividade de uma empresa; na indústria química, a guarda correta e organizada dos insumos garante a qualidade e segurança dos produtos e reduz custos operacionais e garante o atendimento às demandas do clientes.
Hoje vamos falar sobre os 4 erros mais comuns do controle de estoque:
• Não realizar o inventário: quando a conferência não é realizada periodicamente, perde-se o controle do que tem e do que precisa ser reposto, podendo atrapalhar o fluxo de pedidos.
• Não automatizar: manter as operações manualmente ou por softwares defasados pode aumentar o risco de falhas na operação. Invista em tecnologia para tornar os processos mais rápidos e eficientes.
• Não cuidar da armazenagem: em se tratando de uma indústria química, o armazenamento incorreto de insumos pode ter reflexos na saúde e segurança dos colaboradores. Mantenha-se atualizado sobre técnicas de otimização de espaços para evitar perdas e manter a integridade dos materiais.
• Não utilizar uma metodologia de cadastro adequado: o registro dos insumos de forma muito abrangente aumenta o risco de erros na separação de produtos. Por isso, mantenha um sistema com descrição detalhada dos produtos. Utilize códigos para padronizar e simplificar a distribuição.