2021 fecha com crescente nos números de vendas

por | dez 10, 2021 | Comunicados, Notícias | 0 Comentários

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o volume de vendas internas de produtos químicos de uso industrial registrou um aumento de quase 15% no início do segundo semestre deste ano. O desempenho positivo foi apurado também no índice de utilização da capacidade instalada, que alcançou 72% no mesmo período.

Em entrevista para o site Uol de notícias, Fátima Ferreira, diretora de Economia e Estatística da Abiquim, afirmou que a demanda por produtos químicos vem crescendo no Brasil e no mundo a um ritmo maior do que a oferta. “Destaque para atendimento de produtos relacionados à Covid, sejam daqueles utilizados na prevenção, no tratamento ou no combate ao vírus”, explicou.

A executiva ainda afirmou que o perfil da demanda mundial de químicos mudou, com ênfase para descartáveis utilizados em embalagens delivery.

Crescimento acima do PIB
A Abiquim apurou que a demanda por produtos químicos cresce a um ritmo acima do que o do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, no entanto, lamenta a entidade lamenta a falta de incentivo e competitividade. Em nota a Associação afirma que este problema é uma questão estrutural, não sendo apenas reflexo da conjuntura recente.