A principal causa de desperdício na indústria está relacionada aos fatores ligados à linha de produção. Você precisa mapear todo o processo produtivo de sua indústria para entender melhor quais etapas precisam de correções, quais estão correndo bem e assim, desenvolver um plano de ação.
O excesso de matéria prima também pode representar gastos desnecessários para a indústria. Isso porque a vida útil de alguns insumos deve ser levada em consideração. Além disso, a gestão desses materiais deve ser feita de forma organizada, para evitar a ocupação maior de espaços de armazenamento e a dificuldade de trânsito dos colaboradores.
Assim como a quantidade de insumos, o transporte deve ser planejado. Caso não haja a preparação adequada, podem ocorrer atrasos e desperdício de tempo na produção. Esse planejamento deve ser feito também no volume produzido, fornecer produtos além da demanda programada é sinônimo de acúmulo de estoque e perdas financeiras.
Pode não parecer, mas o layout da indústria também influencia no controle de desperdício. A movimentação desnecessária dos colaboradores pelo pátio, ferramentas mal localizadas e processos não otimizados, geram atrasos na produção e consequentemente, desperdício de tempo e insumos.
Para conter essas perdas é fundamental manter a manutenção preventiva das máquinas, gestão de materiais e estoques e treinamento da equipe. Além disso, reuniões com colaboradores específicos, podem te ajudar a ter uma noção mais clara do dia a dia da indústria. Com esse conhecimento, é possível traçar planos mais assertivos.